quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Adeus, Orkut!

Buddy Poke trocava de roupa e podia convidar os amigos para atividades
Não tive computador no boom do ICQ, o meu desktop chegou na transição para o MSN. Entre o bate-papo no site do Terra e o Messenger eu já estava online. Teoricamente né, em uma conexão discada para ser usada depois da meia-noite, e aos sábados depois das 14 horas ao longo do fim de semana. Foi nesse mundo meio lento com um discador do Ibest que recebi o convite para o Orkut. Sim, para adentrar a rede social era preciso ser convidado por alguém que já estivesse cadastrado.

Recebi o esperado (e pedido) convite da Shanna. Descobri o Orkut junto com todo mundo e aos poucos fui desvendando aquela maravilha que fazia com que a gente encontrasse pessoas que moravam longe, era possível acompanhar por fotos (apenas 12 de início) como elas estavam. Quando as atualizações começaram a aparecer na timeline, que maravilha. Até hoje digo que o Orkut era muito mais eficiente que o Facebook para notificar sobre aniversário. Recados coloridos, animados, com vídeos, fotos. Páginas sem “scraps”, só os especiais permaneciam ali.

E os visitantes do perfil? Puts, como stalkear (essa palavra nem existia) alguém se a pessoa ia saber que eu tinha estado por lá. Desativa as visitas, mas e aí eu não vou saber quem entrou no meu, ativa as visitas. Era um dilema sem fim. Não aceitar aquele depoimento, afinal veio por “testemonial” é tipo uma mensagem direta do Twitter. Ou aceitar aquele especial ou o de frases prontas e típicas “te conheço há pouco tempo, mas já te considero”.

Era divertido, conheci pessoas pelo Orkut, elas foram minhas amigas ali naquele mundo e foi bom. Relutei a emplacar no Facebook, matinha as duas redes, acabei saindo quando fiquei sem contatos no Orkut. Mas poderei contar um dia para os meus filhos e para os meus netos que eu fui um “Buddy Poke”, tive um super restaurante no Café Mania e mantive uma fazendinha feliz ou qualquer coisa. Já que o Orkut vai ser coisa do passado, a partir do dia 30 de setembro, quando ele sai definitivamente do ar.

FOTOS

A maioria dos usuários do Orkut deixou a rede social sem se preocupar em salvar fotos ou fazer algum backup. Neste clima de despedida aproveito para dar uma dica: é possível importar as imagens publicadas no perfil do Orkut através do link http://www.orkut.com.br/AlbumsExport. Elas são salvas em um perfil do Google+. Ah, importante, é preciso ter uma conta de email do Google e um perfil na rede social da empresa. O processo é rápido e simples, e vale a pena, já que o Orkut guarda boas fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

#postsrelacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...